Cuidados e reponsabilidades - Higienização

sexta-feira, 2 de março de 2012 0 comentários
Na postagem anterior falei da importância da escolha da ração para o cão, neste texto vou falar da higienização.


Higienização do cão e do ambiente é uma responsabilidade tão importante quanto a escolha da ração.
O cão precisa tomar banhos regulares, com xampú para cães, o cão não deve tomar banho com xampú ou sabonete para humanos, isso pode causar uma dermatite séria na pele do animal.
É recomendado limpar os ouvidos com cotonete após cada banho.
O banho precisa ser feito em água morna em dias frios e quando for feito com água fria que seja num local aberto sob o sol, o cão não pode ficar molhado após o banho, é responsabilidade sua secar ele, e ele espera que você faça, ele conta com você.



Além do banho nos cães é muito importante manter o local onde ele vive limpo, apesar deles fazerem muita bagunça e sujeira, eles não gostam e nem devem ficar nela.



Portanto é imprescindível que você limpe TODOS OS DIAS a casinha do seu cão, é imprescindível que você troque as roupas de cama dele todos os dias, é imprescindível que você limpe o coco dele, não deixe pra limpar depois, sempre que tiver tem que ir lá e limpar, esta é uma responsabilidade sua e ele só pode contar com você, ele não tem que faça por ele.

O cão que toma banhos com intervalos muito longos ou muito curtos,  pode ter sérios problemas de saúde, como dermatites e perda de pelo, e banhos em excesso também baixam a imunidade do animal, por isso recomenda-se um intervalo de duas semanas, o ideal é banhos há cada 15 dias.

O cão que vive em ambiente sujo está propenso a adquirir várias doenças, e se a casinha dele não for limpa todos os dias pode abrigar carrapatos e pulgas.
O ponto aqui é: Você é responsável por fazer a limpeza e manutenção de todos os ambientes onde o cão fica e obviamente fazer a higienização dele.
Ele só conta com você pra isso.
É trabalhoso, mas não pode deixar pra lá, se não fizer tudo assim, terá problemas com a saúde dele e terá que levá-lo no veterinário constantemente, isto é, se um dia ele não tiver uma doença que levar no veterinário não resolva.
Como eu disse, o cão faz sujeira o tempo todo, mas ele não pode e nem deve ficar nela.
Seu cão precisa sempre ter uma boa qualidade de vida e ele conta com você.


0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Cão Nosso De Cada Dia | TNB