Bater não é educar

quarta-feira, 2 de maio de 2012 1 comentários
É comum as pessoas baterem nos seus cães quando eles fazem algo de errado, seja um tapinha que acreditam corrigir ou bater mesmo no cão. 
A verdade é que de qualquer maneira que você bater no cão, além de cruel, será ineficaz. 

Antes de mais nada, gostaria de dizer que eu já bati em meus cães e, não tenho orgulho disso, mas ao menos posso falar com conhecimento de causa.

Na maioria das vezes quando alguém bate no cão, não é para ensinar, é para castigar, e cães não aprendem assim. Por exemplo, se você chega em casa e seu cão derrubou toda a roupa do varal, você vai e bate no cão, primeiramente ele não sabe porque está apanhando, isso só vai fazer com que ele tenha medo de você. 
Daí você diz: "eu só bato nele se eu pegar em flagrante" acontece que castigar o cão durante  o ato que você reprova não é eficaz. 
O cão, embora seja inteligente e entenda uma vasta gama de palavras do nosso idioma. Ele aprende as coisas por associação, não porque você disse como fazer ou porque castigou. 
Por exemplo, se ele come seu sapato e você bate nele, ele não vai aprender que comer sapato é errado, e que vai apanhar caso o faça, ele vai aprender que NÃO PODE comer sapato quando VOCÊ ESTIVER OLHANDO, pois se você ver, ele vai apanhar. Essa é a associação que o cão faz quando apanha por algum motivo. Logo, você terá batido no seu cãozinho por nada, já que não vai resolver o problema e muito menos educar o cão, e possivelmente ele voltará a fazer.



Muitas pessoas não se dão conta, mas batem no cão simplesmente para descontar a raiva, usam como desculpa, até se convencem de que estão batendo para educar, para o cão não fazer aquilo novamente, mas na verdade, batem só para descontar a raiva, que o cão causou ao fazer algo que o dono desaprova (na maioria das vezes destruir ou sujar alguma coisa.).



A questão da associação se aplica muito  bem ao educar o cão com prêmios. 
Quando o cão faz algo certo, ele ganha um biscoito por exemplo. Ele sabe que se fizer o que você pede vai ser recompensado. Mas não é tão fácil recompensar o cão por NÃO fazer algo, portanto, o ideal é que você tenha um ambiente adaptado para o cão, que ele tenha sempre brinquedos à disposição, que você tenha tempo para brincar com ele,   que você tenha tempo para passear com ele e que ele nunca tenha motivo para ficar triste ou entediado, assim ele não vai procurar estragar nada seu. 

 A socialização é muito importante para o cão, ver outros animais, ver outras pessoas, isso vai deixar ele mais calmo, por isso também é muito importante passear frequentemente com seu cão. 
É importante brincar com ele, para que ele não sinta necessidade de chamar sua atenção, derrubando a roupa do varal por exemplo.
É preciso que ele tenha brinquedos para quando você não puder brincar com ele. 

Portanto JAMAIS bata no seu cão, ele tem instintos e não vai aprender porquê você bateu nele. Isso só vai fazer vocês se distanciarem um do outro. 

Quase sempre quando um cão destrói alguma coisa, ele só quer chamar nossa atenção.

1 comentários:

  • mateusk_10 disse...

    Mas não é só destruir as coisas que ele faz de errado. E quando ele come a ração do outro cachorro, late no meio da noite, sobe na mesa e come o que tem la? Como educar nesses casos?

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Cão Nosso De Cada Dia | TNB