Quem ama castra

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 0 comentários
Todo mundo acha lindinho filhotes e quando temos nossos cãezinhos logo imaginamos como seriam os filhotes deles.
Mas esse é um desejo que na maioria das vezes não se deve fazer cumprir.
A Paola cruzou com o Diego pela primeira vez em 2010, logo no primeiro cio dela, foi contra nossa vontade, mas aconteceu.





Fizemos todo o procedimento necessário, para uma gestação perfeita, todos os cinco filhotes nasceram sem o menor problema, foi um parto super tranquilo, foi aí que começaram as ilusões e armadilhas.







A primeira coisa que pensamos foi: "não podemos ficar com todos os filhotes, já temos 5 cães (e na época um gato, o Hitler)
Então vamos fazer o quê? Vamos dar esses filhotes pra quem?
Foi aí que desenvolvemos uma linha de pensamento que parecia coerente na época.
Quem quer um cão de raça compra, quem quer de graça não deve ter dinheiro para arcar com as responsabilidades, ração, banho, brinquedos, veterinária... até fazia sentido mas não foi o que aconteceu, escolhemos bem (ou pensamos isso pelo menos) para quem iríamos vender, o primo da minha esposa tem condições financeiras e tinha dois filhos que queriam muito os filhotes, depois de muitas recomendações vendemos um casal pra ele, (o que se transformou num pesadelo mais tarde.)

Ele teve alguns problemas pessoais e, os cães ficaram abandonados por um tempo, depois passaram a comer um ração de baixa qualidade e foram doados para o caseiro dele... e a ultima notícia que tive deles foi que haviam fugido, foram para rua e nunca mais voltaram.
 Os outros três, vendemos individualmente, acredito que estejam bem, nunca mais tive contato com nenhum.

Logo após retirarmos os filhotes da Paola ela começou a ficar muito triste, ela sempre ficava, a cada um que era levado ela ficava louca e era de partir o coração.
Quando o ultimo cãozinho foi vendido ela entrou em depressão profunda, não comia, não bebia água , nem necessidades fisiológicas ela fazia, isso ficou por uma semana inteira e chorava, se você encostasse nela ela chorava de dor, a coisa passou a ser física, ela sentia fortes dores abdominais e o pelo caia vertiginosamente, era desesperador ver o pelo dela caindo, levamos em um veterinário que fez o exame de sangue e disse que era depressão, não acreditamos, pois ela sentia dores por todo o corpo, fomos num segundo e a mesma coisa, não sabia dizer o que ela tinha, apenas disse que era "psicológico" fomos então num terceiro que depois de ver o diagnósticos dos colegas dele, pediu um ultrasom, e constatou que realmente era depressão por ter sido afastada dos filhotes.



A mãe se entrega totalmente a cria, é a natureza, retirar os filhotes dela é uma das maiores crueldades que se pode fazer.

A tratamos com muito carinho e um calmante natural a base de maracujá e ela melhorou em algumas semanas...

icou ótima, mas nós cometemos o mesmo erro novamente, quando ela entrou no cio separamos ela e a Sofia dos machos, enquanto estava limpando a área onde elas iriam ficar olhei pela janela e ela estava grudada com o Diego (outra vez) passei mal de raiva de mim mesmo.

Nesta segunda gestação foi um pouco mais complicado, ela teve anemia e forte deficiência de cálcio.
Tratamos tudo direitinho, demos todos os fortificantes e ela conseguiu gerar três filhotes perfeitos, que novamente vendemos por não termos espaço pra ficar com todos.





Quando retiramos o ultimo filhote ela teve o mesmo colapso que havia tido da  outra vez, mas aconteceu algo inusitado, eu havia colocado o anúncio num site e uma pessoa me ligou querendo comprar desesperada chorando dizendo que o filho dela queria muito, eu disse que já havia vendido, e ela desligou.
Passaram poucos minutos a senhora que havia comprado me ligou querendo devolver ele pois morava em apartamento, não tinha tempo, o cãozinho chorava muito  e os vizinhos reclamaram. Fiquei com pena da menina que havia ligado e contei a história pra ela e que agora tinha um filhote. ( o filho da mulher que devolveu chorava de dar dó), neste meio prazo onde peguei o cão de volta pra passar para a nova compradora, deixei ele com a Paola e ela se recuperou do nada, começou a brincar, correr, latir rolava no chão corria com o filhote pra comer ração, foi algo mágico e emocionante acho que foi uma das vezes que vi a Paola mais feliz em toda vida.

Essa mulher então pegou o cachorro com a maior felicidade e eu também fiquei feliz, pois imaginei que ela fosse cuidar bem dele.
Quando fui pegar o restante do dinheiro na casa dela na semana seguinte, fiquei em choque ao ver o cachorro, ele estava amarrado com um fio de arame curto junto a um tambor no sol.  Falei pra ela que queria pegar o cão de volta e que iria devolver o dinheiro, daí ela começou a chorar disse que ele estava assim porque estavam reformando a casa e tal, acreditei e vim embora, passado uns dois meses ela me mandou um e-mail querendo devolver ele, liguei pra ela e disse que queria pegar ele sim, mas ela queria o dinheiro integral para devolver o cão. (O que eu não tinha no dia), perguntei se estava tudo bem com ele e ela disse que sim, fiquei tão triste com isso.

Hoje temos todos os nossos animais castrados exatamente para evitar esse tipo de situação, muita gente compra porque acha bonitinho quando filhote, mas quando crescem eles querem novamente um filhote ou um outro cão que acharam mais bonitinhos, muita gente também desconhece as responsabilidades de ter um cão, principalmente os gastos, é por isso que existem tantos cães nas ruas.

Se você ama seu cão, por favor castre ele. Mesmo que você tenha condições de ficar com todos os filhotes, ao invés de fazer isso adote um cão abandonado.

Não tenho contato com nenhuma das pessoas que compraram os filhotes exceto a que comprou o ultimo filhote da ultima ninhada, e fico muito feliz em ver como o cãozinho está sendo bem tratado, tanto quanto se estivesse comigo.
Claro que existem os dois lados muitas pessoas compram e cuidam de seus animais para sempre, mas ao invés de comprar adote um, é um mercado muito cruel esse de vender animais.
Das duas vezes que a Paola teve filhotes, em nenhuma delas os valores obtidos com as vendas dos filhotes supriram os gastos que tivemos com ela e com os filhotes nos primeiros meses de vida, se vendem animais com o propósito de lucro, tenham absoluta certeza que os cães não recebem o melhor, o que merecem, os melhores médicos, medicamentos, nutrição e vitamina.

Não compre animais. Insisto, quando você compra um bicho você tira a chance de um abandonado ser adotado. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Cão Nosso De Cada Dia | TNB