Doença do carrapato

terça-feira, 13 de março de 2012 0 comentários

Erliquiose monocítica canina, também conhecida como pancitopenia tropical canina, "doença do carrapato"  ou apenas como "erliquiose canina", é uma patologia causada pela bactéria gram-negativa Erlichia canis da ordem Rickettsiales, que afeta os membros da família Canidae (cães), entretanto, já foi registrada a presença da bactéria em gatos e humanos.



O principal transmissor do agente etiológico é o carrapato Rhipicephalus sanguineus. A doença causa sinais clínicos que variam de moderados a severos, e é caracterizada por febre, trombocitopenia, leucopenia e anemia.
Em casos crônicos, pode haver imunosupressão.
A variação terminológica "erlichiose" também é muito utilizada.

Sintomas

A doença pode se desenvolver em várias fases, desde a mais simples com sintomas como perda de apetite e indisposição, até fases mais graves como inchaço ou inflamação das patas, febre, vomitos, cegueira, gengiva e mucosas pálidas, convulsões e sangramentos discretos a extensos.
Normalmente, o cão apresenta uma repentina falta de apetite e fica muito fraco e debilitado.
O cão pode apresentar melhoras mesmo sem a doença ter sido exterminada de seu organismo, causando um engano no dono que não vai a procura de tratamento médico veterinário adequado, e depois dessa melhora aparente os sintomas podem reaparecer, bem como o animal pode continuar transmitindo o agente, o que torna a erlichiose uma doença muito perigosa e grave.



Tem cura?

A Erlichiose é tratável apenas se descoberta antes do animal não ter perdido muito de seus glóbulos, ou seja, logo no começo. O tratamento é feito a base de antitérmicos, antibióticos próprios (do grupo das tetraciclinas) e suplementos vitamínicos (como o complexo B12).



Como prevenir? 

A melhor prevenção é a exterminação dos carrapatos do cão, e o controle deles no ambiente em que o cão habita, e de produtos preventivos como coleiras antipulgas, sabonetes carrapaticidas, etc. Não há ainda vacinas preventivas.

Como disse no post Cuidados e responsabilidades -Veterinária, NUNCA é uma bobagem levar o animal no veterinário, por mais que pareça não ser nada ou que pareça que melhorou, é sua responsabilidade levá-lo para um tratamento adequado, até porque quanto antes uma doença for tratada, maiores são as chances do cão.






(Doença do carrapato" é um termo genérico utilizado para designar diversas patologias transmitidas por carrapatos.

No Brasil, a doença é amplamente designada apenas por erliquiose canina, visto que no país apenas a forma monocítica está presente, dispensando assim a diferenciação com a forma granulocítica. )

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Cão Nosso De Cada Dia | TNB